Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 frutos da amazonia
 iwan tirta
 Revista Casa Claudia
 Revista Casa e Jardim
 Museu Textil de Washington
 Museu textil-Canadá
 Museu de tecidos - Itália
 Museu de tecidos - Lyon
 Tai Gallery


 
Celso Lima Estamparia


CURSOS / SESC BELENZINHO

"VKHUTEMAS E BAUHAUS - AS MULHERES NAS ESCOLAS DA MODERNIDADE"

 

Anni Albers.

Uma visita as duas grandes escolas que definiram o moderno como concepção, forma e traço para o século XX, duas grandes usinas de talentos que revolucionaram o desenho, estendendo suas influências até os dias de hoje. A oficina pretende uma atenção especial ao papel capital das mulheres, alunas e mestras, da escola soviética "Vkhutemas" e da alemã "Bauhaus", na determinação de uma nova linguagem estética, tanto na representação e concepção criativa quanto na função e forma, reunindo arte e design. Também o papel arrojado pretendido para a mulher pelos ideais revolucionários dos primeiros anos soviéticos, uma utopia libertária e igualitária, e a realidade dos valores e direitos usurpados que afinal se impuseram durante o século XX para o protagonismo feminino, serão temas de discussão nos encontros. Experiências práticas em criação de padrões para estamparia têxtil serão realizadas, com a utilização dos acervos criados por algumas das mais importantes artistas no design têxtil dessas escolas, como as soviéticas Varvara Stepanova e Liubov Popova, e as alemãs Gunta Stölzl e Anni Albers, entre outras, utilizando processos serigráficos artesanais sobre algodão, com propostas de estampas para vestuário e forração, e alternativas sobre papel para estampas wallpaper. Serão 6 encontros, nas noites de terças e quintas-feiras, das 19:00 as 21:30hs, de 24/02 a 12/03/2015.

 

Varvara Stepanova.

"MULHERES NA PADRONAGEM"

Lucienne Day.

Durante essa oficina conheceremos a história das grandes designers que criaram os padrões que revestiram o século XX, do vestuário aos sofás e paredes, com atenção especial ao desenho modernista surgido na primeira década do século. Padrões gráficos criados por artistas como Lotte Frömel-Fochler e Maria Likarz, da "Wiener Werkstätte", às designers que surgiram após a Segunda Guerra Mundial, como Lucienne Day e Jacqueline Groag, além de artistas brasileiras que trabalharam o elemento gráfico de padrões em suas obras, como as pintoras Tarsila do Amaral, as serigrafias de Lygia Clark e as gravuras e embalagens de Lygia Pape, serão transformados em novas propostas de padrões pelos alunos, utilizando como ferramenta a técnica do "découpe", adaptado para a estampa pela estilista Coco Chanel, com estudo de cores e impressão final em serigrafia artesanal sobre algodão. Realizaremos 6 encontros, nas noites de terças e quintas-feiras, das 19:00 as 21:30hs, de 17/03 a 02/04/2015.

 

Lygia Pape.

Esses cursos fazem parte de extensa programação do SESC Belenzinho abordando a mulher nas artes e no mundo. As inscrições acontecem a partir de 03/02, na unidade do SESC Belenzinho, na rua Padre Adelino, 1000, Belém, na cidade de São Paulo (fone para informações: (11)20769700). As vagas são limitadas.



Escrito por Celso Lima às 12h15
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]