Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 frutos da amazonia
 iwan tirta
 Revista Casa Claudia
 Revista Casa e Jardim
 Museu Textil de Washington
 Museu textil-Canadá
 Museu de tecidos - Itália
 Museu de tecidos - Lyon
 Tai Gallery


 
Celso Lima Estamparia


"OMEGA WORKSHOPS"

Eles foram um grupo festejado, amigos com idéias renovadoras para a literatura, as artes e o design, e tudo foi idéia de um sujeito muito atrevido: o critico e ensaista britânico Roger Fry. O ano era 1913, o bairro era Bloomsbury, a dona da casa era a escritora Virginia Woolf, e o projeto que nasceu nas reuniões regadas a brandy e chá chinês propunha chacoalhar o ideário de William Morris, tornando-o também uma praxis industrial, além da artesania proposta pelo mitológico designer.

  

Estampa "Maud" de Vanessa Bell (a esquerda)/ estampa de Duncan Grant (a direita).

A "Omega Workshops" foi fundada em julho de 1913, inicialmente dirigida por Roger Fry, e aberta ao publico na 33 Fitzroy Square, no bairro intelectual londrino de Bloomsbury. Fry estava associado a artistas e designers que compunham o lendário "grupo de Bloomsbury", que se reunia na residência de Leonard e Virginia Woolf, e que pretendiam desenvolver design numa experiência coletiva. A idéia original era seguir a trilha, com uma certa subversão, do movimento "Arts & Crafts" de William Morris, que na segunda metade do século XIX estabeleceu os moldes conceituais e produtivos do design moderno. O diferencial seria o abandono dos ideais socialistas de Morris, assim como sua aversão às linguagens industriais.

Seda estampada / Vanessa Bell.

Os primeiros projetos atendiam ao design de pattern e mobiliário, com os trabalhos da designer de interiores e também pintora Vanessa Bell, irmã de Virginia, e do artista plástico Duncan Grant. As peças produzidas eram luxuosas mas em série, e levavam apenas a marca "Omega", já que nenhuma peça produzida pelo grupo levava assinatura, apenas a grife coletiva. O significado da marca "Omega" garantia as pretensões: era a última letra do alfabeto grego, e a última palavra em vanguarda no design!

Estampa "Amenophis" de Roger Fry.

Por ali passaram grandes nomes das artes e do design, como Wyndham Lewis, Paul Nash, Alvaro Guevara e Mickail Larionov, entre outros, mas foi Roger Fry e Vanessa Bell que ditaram as escolhas estilisticas da "Omega", influenciados pelos movimentos de vanguarda das artes, como o cubismo e o fauvismo. Bell e Duncan Grant assumiram a direção da "Omega" a partir de 1915, quando se estabeleceram as parcerias com industrias londrinas, terceirizando a produção, como a "J. Kallenborn & Sons", que produziam o mobiliário desenhado pelo grupo.

Desenho para tapete "Peacocks" / Roger Fry.

Vanessa Bell, irmã da maior escritora da língua inglesa no século XX, Virginia Woolf, e capitã do "grupo de Bloomsbury", foi uma grande designer de pattern, e seu trabalho traz elegância e temas aquarelados, admiro muito a leveza dos traços em seus desenhos. Duncan Grant criou magnificos padrões expressionistas, e é considerado o grande criador da "Omega", ao lado de Vanessa. Formaram também um quarteto amoroso do balacobaco com Clive Bell, marido de Vanessa, e David Garnett, amante de Grant. Nessa estória até o economista John Maynard Keynes entra, pois viria a ser o grande amor na vida de Duncan Grant. Como podem ver, essa turma da "Omega" criava e se divertia muito!

Estampa "Queen Mary" de Duncan Grant.

Um dos objetivos da "Omega Workshops" era eliminar definitivamente as divisões e dicotomias entre arte e design, intenção pretendida por William Morris em seu "arts & crafts", numa experiência semelhante a "Wiener Werkstätte", a oficina vienense também coletivizada fundada pelo arquiteto Josef Hoffmann em 1903. Na "Omega" se desenhou de tudo: padronagens têxteis, tapetes, mobiliário, encadernações e design de interiores. Dos projetos de encadernações brotaria a "Hogarth Press", a lendária editora fundada por Leonard e Virginia Woolf em parceria com Roger Fry, e que editaria no Reino Unido grandes nomes da literatura européia e mundial, como Marcel Proust, Franz Kafka, Thomas Mann e Sigmund Freud, entre outros titãs das letras.

Tapete com padrão de Duncan Grant.

Mas no entanto, apesar do brilho de suas criações, a má administração financeira levou a "Omega" à falência e fechamento em 1920. Mas foi um momento de vanguarda do design envolvido por idéias libertárias e estilísticas, no alvorecer da modernidade no século XX.

Carpete com padrão de Duncan Grant.



Escrito por Celso Lima às 21h08
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]