Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 frutos da amazonia
 iwan tirta
 Revista Casa Claudia
 Revista Casa e Jardim
 Museu Textil de Washington
 Museu textil-Canadá
 Museu de tecidos - Itália
 Museu de tecidos - Lyon
 Tai Gallery


 
Celso Lima Estamparia


CURSOS JANEIRO/FEVEREIRO 2016

SESC BELENZINHO:

Serão duas oficinas tintureiras na programação de inicio de ano do SESC Belenzinho:

"TINTURARIA - SHIBORI DO JAPÃO": serão 4 encontros abordando 3 processos do acervo shibori japonês: o itajime (estampa com rapport), ori-nui (estampa com rapport) e arashi (estampa e plissagem), com o classico tingimento ozome indigo japonês sobre algodão e seda. A história desses processos a partir de suas origens no século IV e estudos sobre fibras e pigmentos estão no cardápio. As terças-feiras de 12/01 a 02/02/2016, das 14:30 as 17:30hs.

"TINTURARIA - LEHERIA E TRITIK DO RAJASTÃO": essa oficina também acontece em 4 encontros trabalhando 2 processos clássicos do acervo "badhnu" de estampas por reservas da Índia: o leheria, técnica criada pelo grupo étnico "marwari", com suas listras, xadrezes e plissados, e o tritik, talvez a mais antiga técnica de estamparia a fio tinto que o homem já criou. Ambas estampam os têxteis rajastanis e serão executados sobre algodão e seda, as sextas-feiras de 15/01 a 05/02/2016, das 14:30 as 17:30hs.

As inscrições abrem dia 05/01/2016 na unidade do SESC Belenzinho, rua Adelino 1000, bairro do Belem, a partir das 14:00hs e são presenciais. As vagas são limitadas.

 

SESC POMPÉIA:

"ESTAMPA E MODA - AUTORES" : essa é uma oficina especial que ministro na programação "Pano Pra Manga" do SESC Pompéia, sobre grandes parcerias entre designers de pattern e estilistas, a estampa aplicada na moda por grandes criadores. Estudaremos os trabalhos de parcerias históricas: Raoul Dufy & Paul Poiret na Paris do inicio do século XX; Varvara Stepanova & Nadezdha Lamanaova na Moscou soviética dos anos 20; o trabalho inovador na moda e na estampa da artista e designer Sonia Delaunay, o mundo estampado de Emilio Pucci, o "New Look" de Christian Dior no pós-guerra e sua versão nas telas do cinema pelas mãos da estilista Edith Head, e finalmente o encontro de Piotr Mondrian e Yves Saint Laurent nos anos 60. A oficina é teórica com exercícios práticos de criação de repertório em "découpe". São 4 encontros, as quintas-feiras de 14/01 a 04/02/2016, das 10 as 13hs.

As inscrições acontecem nos dias 08/01 (comerciários) e 09/01(publico em geral) na unidade do SESC Pompéia, rua Clélia 93, e são presenciais. Maiores informações no site das Oficinas de Criatividade do SESC Pompéia.

 

SESC PINHEIROS:

"INTRODUÇÃO À ESTAMPARIA: FLORAIS BRASILEIROS": oficina prática de estamparia desenvolvendo criação de padrões florais de chitas com nossas flores nativas. As chamadas "chitas brasileiras" serão o tema desse curso, um estudo de suas origens no inicio do século XX em Pernambuco assim como análise e discussão de seus padrões hibridos, herança das chitas européias, principalmente as portuguesas. A criação, contrução de rapport e desenvolvimento de paleta de cores, finalizando com a estamparia em pochoir (processo serigráfico artesanal) sobre algodão pretende como resultado uma autentica chita brasileira, com nossas flores como motivos. É uma oficina em 4 encontros, para iniciantes e profissionais, as quartas-feiras, de 20/01 a 17/02/2016, das 14 as 17hs. 

As inscrições acontecem a partir de 05/01/2016, na unidade SESC Pinheiros, na rua Paes Leme 195, e são presenciais. As vagas são limitadas.



Escrito por Celso Lima às 13h01
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]